quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Jornal Terra Quente

O Jornal Terra Quente publicou uma entrevista que concedi à jornalista Joana Oliveira
"Este ano foi convidada pelo Centro Hospital do Nordeste (CHNE) a expor a sua colecção. Esta colecção de presépios encontrar-se-á exposta durante o mês de Dezembro seguindo até ao Dia de Reis, entre a Unidade Hospitalar de Mirandela e o Jardim de Infância Miminho, local onde Ana Paula Costa trabalha.“Já gosto de presépios desde pequena e tento incutir isso nas minhas crianças uma vez que sou educadora de infância. S. Francisco queria explicar aos camponeses o que é que aconteceu naquela altura e resolveu fazer um presépio em barro, isto no ano de 1223. Fez várias figuras, os reis magos montados num cavalo, fez um homem, uma mulher, uma criança e foi assim que explicou aos camponeses o que é que significava o presépio. É assim que eu tento explicar também às minhas crianças”, disse a coleccionadora. Depois de ver a variedade de materiais que há para fazer presépios Ana Paula decidiu começar a coleccionar e neste momento conta já com mais de 126 presépios.“Fui andando e depois de já ter um número considerável de presépios decidi fazer uma colecção. Até ao final do mês de Novembro tinha 126 presépios, depois do Natal fiquei com mais”.Quanto às histórias dos presépios, Ana Paula não destaca nenhuma, mas confessa ter um carinho especial pelo presépio que tem na sua casa.“Todos têm a sua história, pela pessoa, pelo material em si. O último que eu adquiri há pouco tempo é feito de cápsulas das máquinas do café e valor monetário não tem porque é uma coisa que vai para o lixo mas o trabalho manual está magnífico. Se calhar o mais especial é aquele que eu tenho em casa que era da mãe. É um presépio tradicional que tem mais de cem imagens”, assinalou. A coleccionadora deixou ainda o convite às escolas para que visitem a colecção exposta na Unidade Hospitalar de Mirandela e no infantário “Miminho”, e que incentivem os mais pequenos a fazer colecções e a darem valor ao mais antigo.Ana Paula Costa vai ter disponível também a partir de Janeiro um blog dedicado aos seus presépios, que poderá ser visitado em www.osmeuspresepios.blogspot.com, e tem ainda intenção de entrar para uma organização de presépios que existe em Lisboa. “É uma organização de coleccionadores só de presépios onde há um intercâmbio entre as pessoas e o objectivo também é aumentar a minha colecção com coisas diferentes, de culturas diferentes”, concluiu"
Fonte: http://www.imprensaregional.com.pt/jornal_terra_quente/index.php
Jornal Terra Quente, jornal quinzenal, concelho Mirandela, Bragança, Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário